sábado, 4 de junho de 2011

Na minnha época


Sinto que a infância dos meus irmãos não será igual a minha. Um pouco mais de uma década nos separam e há tantas coisas que eram tão presentes na minha infância que hoje simplesmente não existem mais.
Sou do tempo que os orelhões funcionavam com fichas telefônicas, e ai a expressão “caiu a ficha?” ainda fazia sentido. Talvez se você perguntar pra uma criança o porquê se diz cair a ficha ela não saiba explicar, talvez ate nem saiba o que signifique. Agora é tudo cartão. Alias, eu sou do tempo que dinheiro era mais usado do que cartão, que não existia nota de 2 reais e sim uma verdinha de 1 real.
Eu sou do tempo em que se assistia a vídeos cassetes e se ouvia fitas no rádio do carro e ainda existia a palavra rebobinar. Hoje não se rebobina mais nada. É tudo pra frente, nada volta pra trás. É só mandar parar, gravar ou assistir depois na internet.
Sou da época que se usava disquete para carregar os trabalhos da escola, um objeto grande demais com espaço de menos. Sou do tempo que se jogava Nintendo com fita e quando elas cismavam em não funcionar a gente tinha que ficar assoprando para conseguir voltar a jogar.
Na minha infância a maior modinha era ter um bichinho virtual e ficar controlando se ele já tinha comido, dormido, brincado e não deixa-lo morrer. Sou da época em que ICQ era o meio de comunicação, um programinha de mensagens instantâneas que tinha a mania de fazer um barulhinho que quem costumava usa-lo tenho certeza que se lembra muito bem.
Eu sou do tempo em que Plutão era planeta, que merthiolate ardia (e muito, eu lembro), da época em que se precisava revelar as fotos e não dava pra ver se elas ficaram boas na hora, era rezar pra ter dado certo e tomar cuidado pra não abrir a maquina sem querer e queimar o filme.
Na minha infância a gente dançava Ragatanga, Xibom-bombom e a música “Moranguinho do nordeste” fazia o maior sucesso.Não existiam Emos, restarts e essas modas mais. Criança era criança e ponto. Criança brincava de boneca, bola, pipa e não tinha celular nem notebook. Não saia pra baladinhas aos 10 anos pra “pegar geral” e nem pensava nessas coisas tão cedo.
Eu não sou tão velha assim pra dizer “na minha época”, mas olha aí quantas coisas de uns 10 anos atrás que meus irmãozinhos do século XXI não irão conhecer. Alias, no meu tempo de criança a gente vivia no século XX. Talvez seja isso que mudou tanta coisa: estamos em outro século, é outra história.

Um comentário:

rocarneiro disse...

É ... aliás na minha época não existia blog, diário era uma coisa que era guardada a 7 chaves...
aguardo o seu comentário no post "o futuro chegou", do meu blog
http://genealogiacarneiro.blogspot.com/

bjs