terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Amanhã é 2020


É o último dia do ano e eu não estou com vontade nenhuma de escrever um belo texto de fim de ano. Eu sei que tenho que agradecer todas as benções que tivemos, que tenho que ter esperanças de um ano melhor...eu sei. Mas simplesmente estou sem energia. E eu sei também que na meia noite de hoje nada especial vai acontecer. É mais uma data do calendário. Mas eu preciso me agarrar a crença de que essa virada vai me dar ânimo e energia. Está muito em falta por aqui ultimamente.
Estou cansada fisicamente, mentalmente, psicologicamente, financeiramente e todos os outros “mentes” que minha mente não consegue lembrar agora. Eu preciso mudar, e eu sei que sou EU que preciso mudar, não é o ANO. Amanhã eu não vou simplesmente acordar mais alegre, animada, feliz, magra, rica e bem-resolvida. Eu carrego meus problemas, dúvidas, incertezas, medos para 2020 comigo, mas queria, sinceramente, uma fórmula para não fazer isso.
Amanhã é 2020, você está preparado? Eu acho que não estou.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Nunca desista daquilo que você não passa um dia sem pensar


Uma frase sempre me marcou muito: nunca desista daquilo que você não passa um dia sem pensar. Eu sei que aas vezes a gente cansa, pensa que não vai conseguir, se frustra, tem vontade de parar. Mas a verdade é que parar não leva a lugar nenhum.
Muitas vezes é difícil continuar com o coração machucado, sem esperança, sem ver resultado. Só que é muito pior desistir. Desistir é assumir fracasso. É enfrentar o real monstro da infelicidade. Poe uma coisa na sua cabeça: se alguém um dia conseguiu, você também vai. É só questão de tempo. Porque não existe atalho, nem formula mágica pra nada nessa vida. O que existe é intencionalidade, constância, disciplina, foco e tempo! E, no final das contas, é o tempo que separa os bem-sucedidos dos frustrados. E mais nada. Se você não persistir naquilo que você não passa um dia sem pensar, tudo vai ficar mesmo só em pensamento e te tornar uma pessoa ranzinza.
Então faz um favor pra você? Não desiste?


domingo, 29 de dezembro de 2019

Reclamar.


1.       Ato de encher a paciência dos outros com questões que não podem ser resolvidas pelos mesmos
2.       Tortura individual capaz de causar danos físicos e psicológicos permanentes
3.       Resultado do ato de esquecer de olhar ao redor
4.       O contrário de agradecer

sábado, 28 de dezembro de 2019

O silêncio


Quando foi a última vez que você parou pra ouvir o silêncio? Mas ouvir de verdade, prestando atenção no silêncio tão absoluto que até seus pensamentos calam. Você não pensa em nada, nem em ninguém, nenhuma música ecoa na sua cabeça e o coração não dói. Não dói porque não tem nenhuma razão pra isso. Você não está imaginando nada, não criou nenhuma expectativa, não fantasiou o futuro, não está se recordando do passado, você está simplesmente sendo. Aqui e agora. Você já tentou isso?
É incrível como funciona. O silêncio. O vazio. O nada. Só você e ele.  




Será que a inspiração um dia volta?


Desculpa se te magoei. Se te deixei de lado e você não se sentiu querida e bem-vinda. Eu concordo, fui negligente. Fui egoísta em não deixar você nem ter chance de aparecer.
Você ainda tentou ficar por um tempo e eu fui te colocando de lado. Mas, por favor, me dá uma chance. Eu preciso de você. Descobri que com você eu posso dar o melhor de mim. E esse melhor também pode ajudar os outros a serem o melhor deles. Só que sem você está difícil continuar.
Por onde você anda, inspiração? O que preciso fazer para você voltar? Eu prometo prestar atenção em você todos os dias. Aliás, é minha nova meta escrever todos os dias e, poxa, como seria mais fácil cumpri-la com você.
Escrever sem você vira uma obrigação chata. E não é isso que eu quero. Vai, dá uma nova chance pra mim. Vamos deixar marcado: todo dia, nesse mesmo lugar, papel e caneta, só eu e você. Soa bom, você não acha? Eu vou te esperar, mas se você não vier pode ter certeza que eu vou te buscar até encontrar. Vamos ser uma grande dupla de novo.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Medo



É quando o medo vem disfarçado de angústia que a gente tem que tomar mais cuidado. Ele faz nosso peito doer e nos paralisa fazendo acreditar que algo ruim está para acontecer. Não está. Não é uma intuição, não é uma premonição, é medo! Medo das incertezas do futuro, das mudanças que virão ou de perder algo que é certo e concreto agora. Mas quem nunca sentiu esse aperto antes? Quem nunca sequer soube nomear o que sentia?
MEDO! Quando a gente dá nome para ele parece que ele se acovarda um pouco e diminui: “ai meu deus, me descobriram!”. E então começa a ficar mais fácil enfrentá-lo.
É Sr. Medo, foi desmascarado! E eu sei que pra você eu não devo nada e eu não perco essa batalha. Eu me liberto de você e de toda essa dor que tinha jogado em mim. Eu sou muito maior que você.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Conclua.


Uma peça de roupa sem arremate desfia. Uma casa sem acabamento não agrada. Uma casa sem acabamento não agrada. Uma estrada sem fim não leva a lugar algum. Uma história sem desfecho não conta nada. Um email escrito e não enviado não resolve.
As coisas precisam ter uma conclusão. Parece tão óbvio, mas quantas vezes ignoramos isso?
No livro que deixamos pra lá, na dieta que abandonamos, na conversa que desistimos de ter, no curso que paramos de fazer, nos projetos que não tiramos do papel.
E não por acaso são essas coisas que ficam por fazer que nos assombram mais tarde. E se eu tivesse dito isso? E se eu tivesse feito o curso? E se eu tivesse terminado aquele projeto? E se eu tivesse seguido a dieta? Tantas dúvidas pelo simples fato de não ter colocado um ponto final.
As vezes esse ponto final dói, pode ser uma conversa que você preferia não ter, pode ser que magoe alguém que você não queria, ou que seja muito penoso e triste porque não é esse o final que você tinha imaginado. Mas é o que tem e é o que precisa ser colocado. Antes a certeza de um final triste do que a dúvida de uma história sem fim.

sábado, 21 de dezembro de 2019

Continue

Pode ser que você não esteja enxergando o final da estrada e não saiba bem onde vai dar, mas isso não impede de você continuar nela. Você só precisa enxergar os próximos metros pra continuar avançando. Pode ser que um pouco mais a frente você se depare com alguns buracos, que alguns postes estejam sem luz e fique muito mais difícil ver, mas a estrada continua lá. Você só precisa continuar avançando pra sair do trecho difícil.
Porque você também pode não estar vendo ainda, mas mais a frente tem uma linda paisagem e algumas pessoas que você vai agradecer por ter cruzado seu caminho.
Continue mesmo que você tenha que fazer alguns desvios, mesmo que tenha que dar umas paradas mais longas no trajeto ou reajustar a rota. Só não pense em parar agora. Você já chegou até aqui, tenha passado por o que é que seja, é aqui que você está agora. E estando bom ou não, por aqui você não pode ficar pra sempre, é preciso continuar.
Não estacione. Não abandone. Não desista. Apenas continue até concluir o que começou. Três passos simples que todos deveriam se lembrar: comece, continue, conclua.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Como começar?


Comece. A primeira palavra. A primeira frase. O primeiro texto.
Comece. O primeiro currículo. O primeiro email. A primeira entrevista
Comece. A primeira meta. A primeira métrica. O primeiro passo.
Comece colocando o tênis da corrida. Comece falando oi. Comece fazendo de graça.
Comece sem estar preparado. Comece sem ter certeza. Comece sem saber como vai terminar.
Comece com o que você sabe. Comece onde você está. Comece com o que você tem.
Mas, por favor, comece!