domingo, 18 de novembro de 2007

Carta para os seres humanos

Fiz essa redação para um concurso cujo tema era escrever ua carta como se fosse um animal selvagem "reclamando" da destruição de seu habitát. Bom, minha redação não foi escolhida mas achei legal publicá-la aqui.

São Carlos, 06 de fevereiro de 2007

Aos habitantes do planeta azul,

Será que ainda posso chamá-los assim? Será que todos nós seres vivos vivemos mesmo em um planeta azul, aquele mesmo planeta que era milhões de anos atrás? Acho que não. E a culpa é de vocês humanos. Vocês conseguiram fazer em alguns séculos o que nós animais não fizemos em milhões de anos. Parabéns, se é isso que vocês pretendiam ouvir. Parabéns por vocês, que são tão inteligentes, espertos e “racionais”, terem erguido cidades, monumentos, construídos estradas, inventado máquinas que andam, correm, voam e soltam aquelas lindas fumaças cinzas no céu. E tudo isso sem retirar da terra seus minérios, sem poluir as águas, sem prejudicarem o meio ambiente e nem matarem nós animais que temos tanto direito como vocês de existir, não é mesmo?
Vocês pensam que são os donos do planeta, esquecem que vivem aqui animais, plantas...outros seres vivos. Nós também precisamos nos alimentar, e ao contrário de vocês, não sabemos nem podemos fabricar nosso alimento,temos que caçar, mas como se vocês também caçam e fazem isso mais bem armados e mais rápido que nós? Também precisamos nos proteger, mas onde se vocês destroem o nosso habitat e nossos esconderijos? Vocês são tão egoístas com aquelas suas casas desnecessariamente grandes que ocupam o lugar de árvores que poderiam ser o lar de diversos bichos. Nós ,como vocês, também nos reproduzimos mas se não conseguimos nem nos alimentarmos,nem nos protegermos como vamos fazer isso com os nossos filhotes? Vocês sabem do que estou falando. Tem seus filhos e querem dar a eles o melhor de tudo. Mas será que o melhor para eles é deixar de herança um planeta do jeito que está ficando?
Esse planeta que era tão belo, agora percebo que está mais quente, que a água já não está tão pura, que o céu já não é mais tão azul, que já não há tanto verde, tantos animais, que não existe mais liberdade, tranqüilidade, sossego...percebo que este planeta está morrendo. E sei que vocês também percebem isso, não só percebem como conhecem muito bem todas as conseqüências do que vocês fazem para a Terra. Mas mesmo assim ainda derrubam árvores, poluem as águas, o ar, a terra, matam a nós animais.
E quando tudo isso acabar? Pois vão acabar se continuarem assim! O que vocês vão fazer com toda a riqueza, todo o poder, todo dinheiro que conseguiram com essa destruição? Não servirão mais para nada. Eles não vão matar sua sede, sua a fome e a de seus filhos. Assim como acontecerá com vocês já está acontecendo com nós. Como vou manter meus iguais vivos? Não temos quase mais nada de território, de comida. Nós somos a comida! A comida de vocês! E nós vamos acabar, o que vocês vão fazer? E quando a água que vocês dizem potável se esgotar, o que vocês vão fazer? E quando não existir mais plantas, o que vocês vão fazer? Comer dinheiro?!
Eu e os outros animais não podemos fazer nada a não ser implorar para que vocês descubram (e com certeza já descobriram) um jeito de reverter essa situação e colocá-la em prática antes que seja tarde demais (se já não é). Salvem a nossa vida e a de vocês também!São os únicos que podem fazer isso.

Aguardo o retorno de suas ações

Em nome dos animais do planeta Terra

3 comentários:

Bia disse...

Você esqueceu de culpar os humanos pela domesticação dos animais, prendem e matam cruelmente os animais sem darem importancia alguma.

Amanda Carneiro disse...

é verdade
é que só agora eu tenhu mais conciência disso!
mas quem sabe eu num faça uma redação com essa idéia!

Bia disse...

faz sim, eu vou adorar ler.