sábado, 27 de setembro de 2008

Vestibular pra que?

Ao sairmos do colegial temos pela frente uma missõa que pode ser dificil na nossa idade: escolher o que fazer da vida. Além da responsabilidade de se escolher uma carreira, ainda há uma pressão dos pais e parentes, uma pressão que, na maioria das vezes, é muito mais uma grande expectativa.
Estudar, aprender e, principalmente, passar no vestibular. Gasta-se horas, dias, meses, quando não anos, para preparar-se para ingressar em uma boa faculdade. As horas de estudo são intensas e cansativas, pois sabemos que existe uma seleção muito rigorosa nessa prova. Mas será que é possivel analisar a inteligência ou capacidade de álguem atraves de uma unica prova? Saber se a pessoa está preparada através de uma prova extensa e pesada que envolve diversos conceitos de diversas matérias?
Às vezes, parece inacreditavel: o dia que você passou mal que alguém morreu, que você estava nervoso, que você não chegou a tempo...então você perde a prova e, muito mais que isso, o tempo que você levou se preparando. Pode acontecer. E aí? O aluno que teve boas notas no colégio, que aprendeu o que era preciso, que se esforçou e se dedicou não merecia entrar na faculdade?
Acredito que, no Brasil, deveria haver um sistema parecido com o dos EUA, omde se escolhe um aluno pelas suas notas no colegial. Logicamente as provas de escola teriam que ter uma dificuldade maior, mas o fato do estudante ter, durante anos, várias provas menores e especificas colabora com o bom desenvolvimento e preparo dele.
Talvez seja dificil implantar algo assim no país, já que as escolas publicas de ensino básico tem um ensino muito ruim. Portanto, é necessário primeiro melhorar essa educação e, assim, todos poderiam e deveriam se formar em uma universidade através de seus proprio esforços, e não porque o governo deu uma colher de chá chamada cota!

2 comentários:

Paulinha disse...

Vamos lá!de vestibular eu entendo! (hahaha) Então manda, eu já debati sobre isso em uma redação também e defendo sim o vestibular, apesar de odiá-lo e querer morrer por causa dele, acho um sistema justo. mais justo sim do o sistema dos EUA, se já é díficil ter maturidade e responsabilidade no terceiro/cursinho, imagina no primeiro e no segundo colegial! além do mais, não acho justo algo tão precoce ser critério...por exemplo, se você foi mal no colegial, faz cursinho e passa...pelo sistema dos EUa...que que você faz? além do mais, não é bem assim, no EUA tem aqueles lances de ganahr ponto fazendo caridade e tudo mais, mais injusto ainda! e como você mesma disse, no Brasil é complicado pra implantar esse sistema. Juro que já pensei num método melhor mas vestibular foi o mais justo que encontrei agora e aah! imprevistos acontecem, você que aprender a lidar com eles. Exemplo: uma aluno dedicada e aplicada foi mal na prova de medicina devido ao nervosismo! um ano perdido...e quantas vidas poderia ser perdidas por causa de nervosismo? Vestibular é uma forma de escolher quem é dedicado mas acima de tudo ver quem tem força de vontade o suficiente pra não desistir porque esses dias são merecedores de entrar, os que não desistem. E sobre a cota, não tenho uma opinião formada sobre isso mas o que posso te dizer é: Sim, tá errado, precisa melhorar ensino básico e não o que fazem, jogando logo pro ensino superior. Mas enquanto isso não acontece, é uma motivação pra tem que está em escola pública, um chance a mais, um incentivo. Dados estátiscos mostram que grande parte do 'melhores alunos' vieram de escola pública, mais um exemplo de não desistir! Sim, muuitos desistem...por isso ainda não consegui colocar na balança e ver se acho justo ou injusto. :D (me empolguei, foi mal) beiijo.

Amanda Carneiro disse...

=D
concordo com você e é por isso que axo dificil de fazer uma redação disertativa. Sempre vejo os dois lados da coisa, as desvantagens e as vantagens. O que falei no texto é o lado ruim, mas também penseis nesse lado bom que você citou, só que eu tinha que escolher um caminho!